FUNSAI


A Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI) surge em 1896, em São Paulo, instituída pelo Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, para acolher e educar crianças órfãs. 115 anos depois, a FUNSAI, como instituição de assistência social e educação, atua na prestação de serviços a indivíduos e famílias, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Atualmente com 179 funcionários, a Fundação realiza atendimento médio mensal para cerca de 1.300 pessoas, totalmente gratuito, em suas sete Unidades de administração direta, localizadas próximas umas das outras: CAJ – Centro de Apoio à Juventude,para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; Unidades de Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 e 3 a 6 anos; duas Casas de Acolhimento para crianças e adolescentes; Centro de Convivência Vivavida, de atendimento ao Idoso e Quixote - Espaço Comunitário de Cultura.

Todas Unidades contam com apoio de equipe técnica multiprofissional e buscam atender a comunidade em suas maiores necessidades de serviços, entre as quais as atividades culturais. Tanto nas unidades destinadas à criança e ao adolescente, como na de atendimento ao idoso, há diversificadas atividades culturais como: oficinas, exposições e apresentações abertas às famílias e comunidade.

Em 2008, a FUNSAI, deu inicio a um projeto de cultura que contemplasse jovens com idade de 12 a 21 anos, através de oficinas, proporcionando a articulação entre elas, interação e crescimento do grupo, intitulada “Quixote Oficina de Sonhos”. A princípio realizando-se no Centro de Convivência Vivavida, buscou-se atender jovens por meio de oficinas de teatro, dança, percussão corporal e capoeira. Em pouco tempo, devido ao crescente número de interessados em participar do projeto, percebeu-se a necessidade de se ter um espaço próprio, para o seu bom andamento eampliação, assim como dar melhores condições de acomodação aos profissionais e alunos em suas aulas, ensaios e apresentações. Assim, em agosto de 2010, foi inaugurado o Quixote - Espaço Comunitário de Cultura.

O Espaço, em 2012, está oferecendo 16 oficinas: circo, danças brasileiras, dança de rua, percussão, capoeira, teatro, canto, música corporal, montagem teatral e rádio, totalizando 280 vagas. Realiza diversas exposições, apresentações e aulas abertas à comunidade.

Site: www.funsai.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário